Skip links

Simpósio internacional: Oficinas de trabalho analisam estratégias no combate ao crime organizado

As oficinas de trabalho que integraram a programação do “Simpósio Internacional de Combate Criminalidade Organizada – Diálogos Brasil e Itália” foram encerradas nesta quinta-feira (28/06) com palestras reunindo Membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) dos Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo e da Coordenação do 8º Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Execução Penal. O encontro será encerrado nesta sexta-feira (29/06) com a participação do Procurador Nacional Antimáfia da Itália, Pietro Grasso, entre outros convidados, no auditório do edifício-sede do MPRJ.

O último dia de oficinas foi aberto pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Atribuição Originária e Institucional Antonio José Campos Moreira. Voltadas exclusivamente para os Membros inscritos, as oficinas de trabalho buscaram mostrar as dificuldades e desafios práticos enfrentados pelos Promotores de Justiça no combate ao crime organizado. “O diferencial destes encontros foi mostrar nuances e estratégias do trabalho ministerial e transmitir experiências, habilidades e técnicas de investigação que podem auxiliar o trabalho do dia a dia do Promotor de Justiça da área de persecução penal”, explicou o Assistente do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), Promotor de Justiça Arthur Machado Pauperio Neto.

Dentre os palestrantes do GAECO-RJ estavam os Promotores de Justiça Décio Alonso Gomes, Fabio Miguel de Oliveira e Angélica Mothé Glioche Gaspari. Foram apresentados recursos usados em investigações que desencadearam grandes operações no Estado, entre eles, o estabelecimento de uma rede de apoios e relacionamentos, o cruzamento de dados, o uso interceptações telefônicas, técnicas de infiltração, entre outras.

Já a Coordenadora do 8º CAOp, Andrezza Duarte Cançado, explicou a gênese e o funcionamento do Regime Disciplinar Diferenciado e a legislação sobre transferência de presos para presídios federais, com análises de casos. O Promotor de Justiça Flávio Okamoto, do GAECO-SP, focou a atuação do MP paulista contra o crime organizado dentro do sistema prisional e as investigações para controle das ações do Primeiro Comando da Capital. Ao todo, foram três dias de debates e análises de estratégias para o combate das organizações criminosas.

Okamoto voltará a palestrar nesta sexta, durante o encerramento do evento. Ele vai abordar o combate do MPSP contra o PCC em todo o Estado, a partir das 10h30. Ele será antecedido pelo professor de História e Sociologia das Organizações Criminosas e Presidente da Comissão Parlamentar Antimáfia entre 2006 e 2008, Francesco Forgione, que vai abordar a internacionalização da máfia. À tarde, o Delegado de Polícia Claudio Ferraz (ex-DRACO) abordará a atuação policial contra o crime organizado. Já o Promotor de Justiça Alexandre Araujo de Souza mostrará os instrumentos jurídicos disponíveis para esse enfrentamento. O encerramento do evento será feito pelo Procurador Nacional Antimáfia da Itália, Pietro Grasso.

 



Fonte: ASCOM / MPRJ

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação