Ano 1, nº 2 - Brasília, 15 de maio de 2014.

Reunião do CNPG propicia assinatura de termo de cooperação técnica para mediação de conflitos

Procuradores-gerais de diversos estados brasileiros, bem como a Escola Superior do Ministério Público da União, assinaram termo de cooperação com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça para o desenvolvimento de diversas açõe que visam à criação e à disseminação, no Brasil, da cultura de resolução pacífica de conflitos. O acordo foi assinado na última reunião ordinária, dia 29, pelo secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Flávio Crocce Caetano, que participou da reunião a convite da presidente do CNPG, Eunice Carvalhido. 

Leia mais...

CNPG e Acnur assinam acordo de cooperação pela proteção dos refugiados

O CNPG assinou termo de entendimento com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), para que as duas entidades cooperem entre si nas questões relativas aos refugiados no Brasil. O documento foi assinado pelo representante do Acnur no Brasil, Andrés Ramirez, e pela presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, durante a reunião ordinária, dia 29. O termo é resultado do trabalho da Assessoria Internacional do CNPG, representada pela procuradora de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Lílian Moreira Pinho.

 Leia mais...


CNPG e SEPPIR firmarão parceria para o desenvolvimento de ações contra o racismo

O fortalecimento das ações de combate ao racismo e de enfrentamento à violência provocada por preconceito racial foi tema de abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), que aconteceu nos dias 29 e 30, em Brasília. O assunto foi apresentado pela ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR), Luiza Helena de Bairros.


Leia mais...


Cdemp oferece ao CNPG colaboração para capacitação de membros

Aguinaldo FenelonO presidente do Colégio de Diretores de Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp), Eduardo Diniz Neto, compareceu à reunião ordinária do CNPG, dia 29 de abril, para oferecer a estrutura das escolas participantes do Colégio para aperfeiçoar o treinamento dos membros dos Ministérios Públicos. O objetivo é montar cursos de atualização voltados às necessidades tanto dos membros recém-ingressados na carreira quanto dos mais experientes.


Leia mais...

CNPG firma acordo para divulgação nacional da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”

Aguinaldo FenelonO CNPG, a associação Junior Chamber Internacional (JCI) Brasil e a Coordenação Nacional do Projeto "O que você tem a ver com a corrupção?' firmaram termo de cooperação para disseminação da campanha em âmbito nacional.



Leia mais...

MPRS apresenta projeto de radioweb para distribuição de notícias

Aguinaldo FenelonUm projeto desenvolvido pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul viabiliza a divulgação das notícias produzidas pelo MPRS por meio da difusão via rádio na Internet. O projeto, denominado Radioweb, foi criado há mais de um ano e conta com parceria para distribuição das notícias por meio de uma agência de difusão de informações via internet.


Leia mais...


Procurador-geral de Sergipe apresenta projeto de valorização do ser humano no ambiente de trabalho

O procurador-geral de Justiça do Estado de Sergipe, Orlando Rochadel, apresentou o Projeto "Evolução Humana, Ética, Espiritualidade e Fraternidade", que objetiva desenvolver ações para a melhoria da qualidade de vida dos integrantes do Ministério Público. A explanação foi feita durante a última reunião ordinária do CNPG, dia 29.


Leia mais...

MPPE apresenta Pacto dos Municípios pela Segurança Pública

O Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE) apresentou, na última reunião do CNPG, realizada dias 29 e 30 de abril, o projeto Pacto dos Municípios pela Segurança Pública. O objetivo do projeto é unir as diversas esferas do Poder Público, como MPPE, Governo do Estado e Municípios, para combater a violência e melhorar a qualidade de vida.

Leia mais...


CNPG terá representatividade no novo Conselho Nacional de Direitos Humanos

Depois de 20 anos de discussões no Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados finalmente aprovou nessa terça-feira, dia 6, o Projeto de Lei nº 4715/94, que "transforma o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana em Conselho Nacional dos Direitos Humanos e dá outras providências". Com a alteração, o novo Conselho será composto por representantes de 22 órgãos governamentais e não governamentais, inclusive o CNPG. A matéria aguarda sanção da Presidência da República.

Leia mais...

PEC 63/2013 entra na pauta da Comissão de Constituição e Justiça do Senado

A Proposta de Emenda à Constituição nº 63, de 2013, que propõe a instituição da parcela indenizatória de valorização por tempo na Magistratura e Ministério Público, foi o primeiro item da pauta da reunião da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal nessa quarta-feira, dia 14.

Leia mais...

6º Congresso Virtual Nacional do Ministério Público recebe sugestões de temas

Membros do Ministério Público poderão apresentar propostas de temas para o 6º Congresso Virtual Nacional do Ministério Público, que acontece de 15 de outubro a 15 de dezembro por meio do site www.congressovirtualmp.org.br. Os temas sugeridos devem versar sobre o Ministério Público, com amplas possibilidades de abordagem para estimular a participação.

Leia mais...

Procuradores-gerais recebem voto de reconhecimento por trabalho desenvolvido

A presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, formalizou em ata os votos de reconhecimento concedidos ao procurador-geral de Justiça do Estado de Alagoas, Sérgio Rocha Jucá, e à procuradora-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha, na última sessão do Conselho, realizada em abril desse ano.

Leia mais...


AGENDA


20 e 21/05
Reunião Ordinária CNPG



21 a 23/07
Reunião GNDH

CURTAS

MPSP - A cerimônia de posse do procurador de Justiça Márcio Fernando Elias Rosa no cargo de procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo será realizada na sexta-feira, 16 de maio, às 17h, no Theatro Municipal de São Paulo. Rosa foi reconduzido ao cargo para o biênio 2014/2016.


Obras jurídicas  -  
A presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, solicitou aos representantes de cada Estado que produzam artigo sobre o tema “O Ministério Público dos Estados e o Acesso à Justiça”, para compor a Coleção de Obras de Juristas intitulada Acesso à Justiça e Transformação Social. O artigo deverá ser encaminhado à presidência do CNPG, com cópia para cejus@mj.gov.br, até 30 de maio. O título da peça, entretanto, deverá ser enviado o mais breve possível.


Segurança pública -
A procuradora-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha, solicitou ao CNPG que formule política institucional nacional destinada aos sistemas de segurança pública e prisional, para pautar e uniformizar a atuação dos diversos Ministérios Públicos brasileiros. Além disso, observou a necessidade de acompanhamento do Projeto de Lei nº 513/13, no Senado Federal, que trata da proposta de reforma da Lei de Execuções Penais (LEP).

No CNMP - A presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, designou os representantes que comporão o Grupo de Acompanhamento de Assuntos de Interesse do Ministério Público Brasileiro junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). São eles os procuradores-gerais de Justiça dos Estados do Ceará, Alfredo Ricardo Cavalcante; de Rondônia, Héverton Aguiar; de Santa Catarina, Lio Marin; do Pará, Marcos Antônio Ferreira; de Sergipe, Orlando Rochadel; e o promotor de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul, Paulo César dos Passos. O presidente do grupo será escolhido por seus integrantes.



Porte de armas - 
O Comando Logístico do Ministério da Defesa editou a Portaria nº 09, de 25 de abril, que altera as regras para porte de armas de fogo por membros do Ministério Público. Entre as principais alterações está o direito de possuir, no máximo, duas armas, nos moldes especificados na Portaria. A íntegra do documento (acesse aqui) traz, em seus anexos, formulários para solicitação de aquisição e de transferência de armamentos.

Acesso à Justiça - A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça convida os membros do CNPG a participar da 1ª Oficina dos Indicadores Nacionais de Acesso à Justiça, a ser realizada na terça-feira, 20 de maio, das 14h às 18h, no Auditório do CDT UNB - Universidade de Brasília - Edifício CDT Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasilia-DF.  Para mais informações, ligue (61) 2025-9119 ou envie mensagem para reformadojudiciario@mj.gov.br






 

rodape


Caso não consiga visualizar esse e-mail, clique aqui.