Skip links

Tecnologia garante melhor serviço de transmissão das Sessões dos Órgãos Superiores do MPPE

Há pouco menos de um ano o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) passou a transmitir ao vivo, pela internet, as sessões dos Órgãos Superiores do MPPE. A iniciativa pioneira do procurador-geral de Justiça, Paulo Varejão, acaba de ganhar um reforço. A Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI) adquiriu novos equipamentos que irão proporcionar a melhoria no serviço. Três novas câmeras, um telão retrátil, um projetor com suporte de teto, uma mini ilha de edição, uma mesa de som e a contratação de um técnico em áudio e vídeo, irá deixar as transmissões mais profissionais, melhorando a qualidade na recepção de som e imagem e o serviço para todos os usuários.

Em agosto do ano passado quando o MPPE passou a transmitir as sessões do Conselho e do Colégio de Procuradores, entrou para a história ao tornar-se a primeira Instituição com transmissão ao vivo. A repercussão a sociedade foi positiva, marcando o processo de ampliação da democratização e transparência adotado desde 2007. \”Estamos utilizando todos os meios tecnológicos possíveis para dar total transparência ao MPPE, seguindo os princípios da impessoalidade, transparência e democratização, por mim apresentados desde o início de nossa gestão\”, afirmou o procurador-geral de Justiça Paulo Varejão.  Agora, com os novos equipamentos, esse processo pode ser ampliado ainda mais. “A ideia é gravar todas as sessões em DVD para que o Conselho possa criar a sua videoteca e arquivar todas as reuniões, diminuindo assim o uso de papel e modernizando a instituição”, afirmou o coordenador da  CMTI, Eugênio Antunes. Este arquivo digital também ficará disponível no site da Instituição após passar por uma breve edição, para que o arquivo fique mais compacto. \”A memória de Instituição estará preservada, em vídeo e áudio\”, disse o coordenador.

Com um investimento de R$ 106 mil, qualquer evento que houver no Salão dos Órgãos Colegiados pode ser gravado. As três câmeras estão posicionadas de forma a proporcionar uma visão panorâmica de toda a sala. Uma fica em frente a cabeceira e as outras duas nas laterais da sala, captando todos aqueles que estiverem presentes ao local. As câmeras são operadas à distância, por controle remoto. De acordo com a necessidade identificada pelo técnico, podem as três gravarem ao mesmo tempo, ou se alternarem de acordo com a necessidade.

Dentro deste processo de modernização e transparência, ainda existe a possibilidade de, futuramente, haver interatividade entre os promotores que se encontram em outros municípios e o que acontece dentro do Salão dos Órgãos Colegiados, acompanhando de perto as decisões de interesse da classe.

Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279  Fax: 3303 1260
www.mp.pe.gov.br | imprensa@mp.pe.gov.br

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação