União do Oeste irá controlar a qualidade da água potável
A Prefeitura de União do Oeste tem três meses para adequar o seu sistema de vigilância da qualidade da água potável fornecida à população conforme às normas da Portaria nº 518/04, do Ministério da Saúde, que estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.
A medida faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta, proposto pelo Ministério Público de Santa Catarina e assinado pela Prefeitura, pela Secretaria da Saúde Municipal e pelo Conselho Municipal da Saúde, no dia 17 de maio. O TAC prevê ainda a capacitação dos técnicos com atribuição de coleta permanente da água fornecida para análise, cujos dados obtidos serão inseridos no Programa SISÁGUA, do Governo do Estado.
Uma minuta para a adesão ao mesmo compromisso também foi enviada para os outros municípios da Comarca – Coronel Freitas, Jardinópolis e Águas Frias -, porém até o momento somente o município de União do Oeste aderiu ao acordo.
Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é um acordo com compromissos que devem ser cumpridos pela parte que cometeu alguma irregularidade ou dano. A assinatura do TAC evita uma demanda judicial, tornando mais rápida a busca de soluções. Se não for cumprido, pode dar inicio a uma ação judicial de execução.
Redação:Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC
(48) 3229.9010, 3229.9302, 3229.9011
http://www.mp.sc.gov.br/ | comso@mp.sc.gov.br
http://www.youtube.com/ministeriopublicosc | www.twitter.com/mpscnoticias