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MPPE atua para garantir abastecimento de água no município de Cachoeirinha

Para garantir a população do município de Cachoeirinha um dos direitos mais básicos ao ser humano, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da atuação do promotor de Justiça Paulo Augusto de Freitas Oliveira, ser reuniu na última segunda-feira (04) com representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e cobrou a regularização no abastecimento de água no município. A Compesa se comprometeu a, a partir do dia 30 deste mês, regularizar o fornecimento de água na proporção de quatro dias com água e 10 sem. A população do município chegou a ficar até 60 dias sem água nas torneiras.

De acordo com o promotor de Justiça, o problema do abastecimento em Cachoeirinha ocorre desde abril de 2010, quando se iniciou uma obra no Rio Ipojuca, que tem como objetivo melhorar a distribuição de água naquela região. No entanto, o projeto deveria ter sido concluído há alguns meses, e desde dezembro do ano passado o MPPE atua para tentar resolver a questão. “Os representantes da Compesa assumiram dois compromissos: um é que a primeira fase da obra será concluída até 30 de abril e o outro é com relação às contas de água. Eles terão um mês para estudar uma maneira de compensação aos consumidores que não tiveram água em casa por pelo menos 30 dias, de abril de 2010 até março de 2011”, explicou o promotor.   

Durante o encontro, o promotor de Justiça também cobrou a conclusão da segunda fase do projeto que irá garantir água nas torneiras todos os dias. A Compesa informou que a conclusão da segunda fase depende da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Segundo os responsáveis pela Compesa, a Celpe está construindo linhas de transmissão que vai fornecer energia suficiente para a segunda motobomba necessária para o bom funcionamento do plano de abastecimento. A segunda fase deverá ser concluída até agosto deste ano.

Ainda no encontro ficou estabelecido que a Compesa, tem até o dia 19 para apresentar uma proposta para contemplar, dentre outros aspectos, a retirada do nome dos consumidores da Serasa e um estudo sobre o efetivo fornecimento d’água pela Compesa, no período de abril de 2010 até março de 2011. Nesse estudo deverá ser levado em consideração o fornecimento d’água por setor e as pessoas que receberam água dos carros-pipas fornecidos pela empresa.

Após esse estudo, a Compesa apresentará uma proposta especificando a compensação em relação aos consumidores que receberam as faturas de água e não foram abastecidos por mais de trinta dias. Também se comprometeu a apresentar um plano de operacionalização da proposta, após a discussão da mesma com o MPPE.

Antes do encerramento da reunião, ficou estabelecido que a Compesa encaminhará, em 48 horas, a documentação referente a todo mapa de distribuição d’água na cidade, por setor, bem como o cronograma do abastecimento dos carros-pipas.

Assessoria de Comunicação MPPE
(81) 3303 1259 / 3303 1279  Fax: 3303 1260
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