Skip links

Presidente do CNPG participa de ato público em Uberlândia

 Um veemente manifesto de autoridades de diversos órgãos e entidades e de representantes da sociedade em diferentes níveis em defesa do Ministério Público e em repúdio à criminalidade em Minas Gerais e no país. Assim pode ser definido o ato público que lotou o auditório da seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia na última sexta-feira, 27 de fevereiro. A mobilização foi motivada pelo atentado sofrido pelo Promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, no dia 21 de fevereiro, em Monte Carmelo. O Presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais, Eduardo de Lima Veiga, esteve entre as autoridades presentes, junto com o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, o Procurador-Geral de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, e o Presidente do GNCOC, Héverton Alves de Aguiar. 

Em nota distribuída logo após o ocorrido, o Presidente do CNPG e Chefe do MP do RS repudiou o ataque sofrido pelo membro do Ministério Público de Minas Gerais e afirmou que atos dessa natureza jamais calarão ou intimidarão a Instituição. “Seguiremos firmes trilhando a missão a nós outorgada pela Constituição Federal de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, disse Eduardo de Lima Veiga. 

 

INTEGRAÇÃO INSTITUCIONAL 

Durante as atividades em Uberlândia, o Procurador-Geral da República apontou a integração institucional no combate ao crime como uma realidade que leva a reações profissionais objetivas e eficazes que têm, como efeito, resultados como o alcançado na investigação sobre o atentado, com a pronta prisão do autor confesso dos disparos contra o Promotor de Justiça de Monte Carmelo. 

Antes do ato público, as autoridades fizeram uma visita ao Promotor Marcus Vinícius Ribeiro Cunha. O encontro aconteceu na sede das Promotorias de Justiça de Uberlândia, onde Marcus Vinícius, que teve alta hospitalar na quinta-feira, 26 de favereiro, prestou depoimento à Polícia Civil sobre o crime cometido contra ele. 

Além das autoridades já mencionadas, estiveram presentes no ato público o Presidente da Associação do Ministério Público de Minas Gerais(AMMP) e o Vice-Presidente da Conamp, Nedens Ulisses Freire Vieira; representantes do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP); Procuradores-Gerais de Justiça de outros estados; representantes da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis); membros do MP/MG; integrantes da OAB, das Polícias Federal, Civil e Militar; membros do Judiciário e agentes políticos. 

 
Fotos MPMG

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação