Transporte no Entorno do DF: MP-GO e governo buscam integração
A criação da região metropolitana do transporte coletivo, com a integração dos municípios goianos do Entorno do Distrito Federal, foi assunto tratado no final da tarde de segunda-feira (28/11) no Palácio das Esmeraldas, durante audiência entre o governador Marconi Perillo, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Benedito Torres Neto, a coordenadora do Projeto do Entorno, Patrícia Guimarães, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor, Érico de Pina Cabral, acompanhados do promotor de Justiça José Carlos Nery, coordenador do Centro de Segurança Institucional e Inteligência. Segundo Patrícia, o governador acenou com interesse na integração, desejo antigo da população dos municípios goianos da região que vive um drama diário para transitar pelos municípios que contornam Brasília e a própria capital.
Conforme ela, ficou acertado que a Secretaria de Infraestrutura de Goiás agendará reunião com a respectiva pasta do Governo do Distrito Federal e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres para desencadear as tratativas visando a integração. Patrícia lembra que o GDF já demonstrou essa disposição.
No início de novembro, houve reunião entre promotores de Goiás que atuam no Entorno, mais promotores do MP-DFT, além do Secretário do Entorno do GDF, Bispo Renato, e o Secretário do Estado de Transportes, José Walter Vasquez Filho, quando foi informado que o Distrito Federal tem total interesse na integração do sistema de transporte, já que a problemática do transporte no Entorno reflete diretamente no DF. Foi apresentado na época um projeto do GDF de integração incluindo linhas exclusivas, terminais de transbordo, ampliação da rede de metrô. A mesma empresa que fez diagnósticos e projetos para o sistema de transporte de Joanesburgo/África do Sul, para a copa e em Guadalajara/México, para os jogos pan-americanos de 2011, realizará diagnósticos e projeto de sistema de transporte coletivo no Distrito Federal e Entorno.
O MP-GO já realizou mais de 15 reuniões sobre o assunto: com o Governador de Goiás, Secretaria de Transportes, Secretaria de Infraestrutura, Sudeco, ANTT, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Secretaria Extraordinária do Entorno do GDF, Ministério Público do DF e Ministério Público Federal.
Hospitais
Outro assunto que foi tratado no encontro dessa segunda, afirmou Patrícia, foi a solicitação do MP-GO para que o governo de Goiás assuma a parte restante das obras de dois hospitais da região que estão paradas há cerca de cinco anos: Santo Antônio do Descoberto, com 20% faltando, e Águas Lindas de Goiás, com 50% das obras.
\”O governador disse que o Estado tem interesse em assumir o restante das obras\”, as quais envolvem verba da União e das prefeituras. Segundo a promotora, um termo de ajuste de conduta deverá ser selado entre o MP-GO, a Procuradoria-Geral do Estado e o Ministério Público Federal. (Texto: Marília Assunção)