
A convite da AGU, CNPG participa do lançamento do projeto “Caravanas de Inovação” Paraná
O Conselho Nacional de Procuradores – Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) participou nesta quarta-feira, 23 de julho, do lançamento em Brasília do projeto “Caravanas de Inovação” no Paraná. A iniciativa pioneira é organizada pelo Laboratório de Inovação (LABORI) da Advocacia-Geral da União (AGU) e busca impulsionar a transformação digital e a modernização da advocacia pública em todo o Brasil.
As Caravanas são expedições organizadas pelo LABORI/AGU que vão percorrer dez estados brasileiros. Em cada parada, serão realizados workshops, treinamentos e desafios de inovação com procuradores e gestores públicos. A iniciativa proporciona a troca de experiências com as procuradorias do estado e municípios para alinhar o que há de mais avançado em termos de tecnologia jurídica e gestão de dados.
O presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, falou sobre a importância da iniciativa para a integração e fortalecimento do Sistema de Justiça e destacou que como a advocacia pública, o Ministério Público brasileiro está na vanguarda investindo em iniciativas que aliam tecnologia à eficiência.
“Projetos como a digitalização de processos, a integração de bancos de dados, o uso de inteligência artificial para análise de informações em investigações e a implementação de plataformas de atendimento ao cidadão são exemplos concretos de como a inovação pode fortalecer nossa missão constitucional”, disse.
O ministro substituto da AGU, Flávio Roman, afirmou que as Caravanas de Inovação são o maior projeto de inovação aberta do Brasil e seguem uma lógica de mão dupla, em que a AGU e os estados se complementam.
“As Caravanas são espaços vivos de transformação institucional; é onde nascem ideias e compromissos que integrarão a Carta da Caravana, uma síntese de desafios e soluções compartilhadas por advogados públicos, servidores e parceiros locais”, explicou, dando ênfase ao caráter de cooperação institucional do projeto. “Estamos formando redes colaborativas com o objetivo de encontrar soluções que conciliam eficiência e segurança jurídica para os municípios, os estados e a União”, disse.
A procuradora-geral do município de Curitiba, Vanessa Volpi, disse que a escolha do Paraná para sediar a segunda etapa das Caravanas de Inovação é motivo de orgulho para todos os paranaenses.
“Sediar esse evento é muito importante para Curitiba. Os problemas que afetam a advocacia pública e as inovações que decorrem desses problemas serão discutidos nos próximos dias. Entendemos que a liderança da AGU será fundamental para congregar todas as ideias, e o Paraná fará parte desse evento que pode transformar toda a advocacia pública”, finalizou.
A cerimônia contou ainda com a participação do secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Governo do Paraná, Alex Canziani e de representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), entre outras entidades públicas e privadas.
Com informações da AGU.