
Alexandre Tourinho toma posse como procurador-geral de Justiça do Pará
O promotor de Justiça Alexandre Tourinho tomou posse no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) para o biênio 2025-2027. A solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 14 de abril, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém.
Com 298 votos, ele foi o mais votado para a composição da lista tríplice na eleição interna realizada em dezembro de 2024. Alexandre Tourinho substitui o procurador de Justiça César Mattar.
Entre as principais propostas apresentadas por Tourinho estão o avanço institucional e o investimento em inovação tecnológica. O novo PGJ anunciou a implementação de internet de alta performance com fibra ótica, além de alternativas como conexão via satélite e banda larga estável nas regiões remotas do Pará.
Outro destaque é a aquisição de ferramentas de inteligência artificial para auxiliar em análises preliminares, elaboração de relatórios e minutas. O fortalecimento do papel institucional do MPPA também está entre as prioridades. Tourinho anunciou a criação do Centro Integrado de Investigação.
“Assumo esta missão com humildade, mas com a alma em chamas, porque estamos diante de um tempo histórico. Um tempo que exige não apenas gestores — mas líderes comprometidos. Não apenas promotores da lei — mas protetores da vida, da dignidade, da floresta, do povo” afirmou o novo PGJ.
Também enfatizou o papel institucional do MP na sociedade paraense. “O Ministério Público não é poder, mas é força. Não é governo, mas é garantidor. Não é oposição, mas é fiscal da democracia”, destacou, reforçando o compromisso da instituição com os valores constitucionais e sociais.