
CNPG discute pautas de interesse do MP brasileiro durante reunião ordinária em Brasília
O Conselho Nacional dos Procuradores – Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) realizou na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, sua 4ª reunião ordinária na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Entre os itens da pauta, os integrantes do colegiado aprovaram a ata da 3ª reunião ordinária, realizada em 9 de abril deste ano em Brasília/DF e deliberam sobre nota técnica elaborada pelo Grupo Nacional de Acompanhamento Processual (GNP).
Também discutiram o andamento das atualizações da plataforma Domicílio Judicial Eletrônico, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O sistema centraliza as informações processuais enviadas pelos Tribunais de Justiça em todo o Brasil.
Os participantes acompanharam ainda, uma apresentação do Laboratório de Inovação da Advocacia-Geral da União (Labori) da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre o projeto Caravana da Inovação.
O projeto tem como objetivo estimular a cultura da inovação nas procuradorias estaduais e municipais. A ideia é criar uma rede de colaboração que reúna as experiências desenvolvidas pelo setor público no campo da tecnologia, da gestão de dados e na aplicação de ferramentas de inteligência artificial. A apresentação foi conduzida pelo coordenador do Labori/AGU, Bruno Portela.
A reunião foi encerrada com a despedida da presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso de Matos Novais Teixeira, do colegiado.
Ao comentar sobre a dedicação e o comprometimento da colega, o presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, disse que o trabalho de Elaine Teixeira foi fundamental para a uniformização da atuação do MP brasileiro no campo dos direitos humanos.
“A trajetória e o trabalho de Elaine Teixeira contribuíram para tornar o trabalho da nossa instituição mais forte em matéria tão fundamental para a sociedade”, disse.