
CNPG participa da inauguração do escritório de representação do MPPE em Brasília
O Conselho Nacional dos Procuradores – Gerais (CNPG) participou nesta quarta-feira, 9 de abril, da inauguração do escritório de representação e atuação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em Brasília. A estrutura vai facilitar o trabalho dos membros e servidores que se deslocam à capital federal no desempenho de atividades institucionais.
As instalações estão localizadas no Edifício Via Esplanada, na Asa Sul, ao lado da sede do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em espaço compartilhado com outras dez unidades de Ministérios Públicos Estaduais (Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins).
O presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, salientou que a permanência dos Ministérios Públicos Estaduais em Brasília fortalece o debate e a construção de estratégias para o fortalecimento da instituição.
“Esses espaços ampliam as possibilidades do Ministério Público em relação ao acesso aos poderes da União. O resultado é a melhoria da nossa atuação na atividade-fim e na oferta dos serviços oferecidos à sociedade,” disse.
Já o procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier, afirmou que é “o escritório é muito mais que um espaço físico, porque a interação e integração humana nesse ambiente proporciona troca de experiências e conhecimento em prol da garantia dos direitos sociais dos cidadãos pernambucanos, a quem servimos”, salientou.
A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, lembrou que a chegada do MPPE ao espaço em Brasília “reforça a institucionalidade e o papel que o Ministério Público desenvolve, em Pernambuco, com foco no seu propósito de garantir os direitos fundamentais dos cidadãos”, complementou.