Skip links

CNPG realiza 1ª reunião extraordinária de 2025 no RS e debate inteligência artificial e pós-enchentes

Procuradores-gerais foram recebidos pelo governador no Palácio Piratini

A 1ª reunião extraordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) de 2025 foi realizada nesta quinta-feira, 20 de março, em Porto Alegre. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do colegiado, Georges Seigneur, que também recebeu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ao final do encontro. Evento também foi marcado por recepção no Palácio Piratini, sede do governo.

Durante a abertura do evento, o presidente do CNPG destacou a importância do evento para debater temas de interesse do Ministério Público e trabalhar em conjunto pelo aprimoramento dos serviços. Nesse contexto, ele ressaltou a busca da atualização tecnológica, que foi um dos temas do encontro. “Nós precisamos permanecer atualizados em relação às possibilidades de aprimoramento advindas do desenvolvimento tecnológico, especialmente da inteligência artificial. O CNPG precisa acompanhar e estar aberto às dinâmicas do mundo digital”, afirmou.

Já o procurador-geral de justiça do Rio Grande do Sul, Alexandre Saltz, falou sobre acolher os procuradores no estado. “É muito importante tê-los aqui, porque o nosso estado vem se reconstruindo do que foi o maior desastre climático na história recente do Brasil. Recebê-los aqui potencializa a nossa necessidade de continuarmos, de desenvolvermos o nosso papel, de estarmos próximos da sociedade”, disse. Ele também fez uma apresentação sobre a atuação do MPRS após os desastres enfrentados em 2024.

Eduardo Leite cumprimentou os procuradores-gerais, antes de proferir a palestra RS Seguro no evento do Júri, e depois os recebeu no Palácio Piratini. “Esse momento se torna ainda mais significativo depois da calamidade que enfrentamos no ano passado, em 2024, quando vivemos uma situação dramática. Naquele momento difícil, contamos com a solidariedade de todo o Brasil. Todos os estados enviaram ajuda, todos os poderes e órgãos se mobilizaram de forma intensa para apoiar o nosso estado. E, depois de tudo o que vivemos, cada evento que traz visibilidade para o Rio Grande do Sul e mobiliza pessoas para cá tem um significado ainda mais especial para nós”, disse.

O evento também contou com apresentações sobre recursos inovadores como a transcrição de áudios e vídeos com uso de IA, identificação de locutores e análise de sentimento, que são desafios enfrentados por Ministérios Públicos de diversos estados.

Dentre os destaques, mencionou-se a parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) para o desenvolvimento de uma plataforma de transcrição e análise de depoimentos. Essa ferramenta permite não apenas a transcrição, mas também a identificação de possíveis contradições, vieses cognitivos e sugestões de perguntas para promotores.

Congresso Nacional do Júri e RS Seguro

A reunião ocorreu de forma paralela ao Congresso Nacional do Júri, evento que reúne até a próxima sexta-feira, 21 de março, mais de 400 procuradores e promotores de justiça de todo o país. Os principais temas debatidos são questões do próprio Tribunal do Júri, mas com destaque também para a situação de vítimas, julgamentos envolvendo organizações criminosas e segurança pública em geral, entre outros.

O presidente do CNPG, Georges Seigneur, também compôs mesa no evento, ao lado do procurador-geral de Justiça do Estado e do governador do Rio Grande do Sul, que proferiu palestra sobre o projeto RS Seguro, programa de segurança pública desenvolvido pelo governo do estado.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação