GNCOC reúne-se em São Luís para troca de informações entre Gaecos
O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) reuniu-se nessa quinta-feira, dia 14, na cidade de São Luís, Maranhão. A reunião, que vai até a amanhã, tem por objetivo o intercâmbio de informações e experiências entre os Grupos de Atuação Especial no Combate às Organizações Criminosas (Gaecos) dos Ministérios Públicos estaduais. A presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, participará do encerramento do evento.
Na abertura do encontro, o presidente do GNCOC, Héverton Alves de Aguiar, chamou a atenção para o crescimento da criminalidade e para a ausência de resposta efetiva do poder público. “Quando ouvimos alguma proposta, em geral é de combate ao efeito, e não à causa. Relatórios mostram que os crimes de pistolagem têm aumentado na região Nordeste, mas não podemos combater apenas o pistoleiro, mas sim o que está motivando a sua contratação”, disse.
A procuradora-geral de Justiça do Estado do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha, ressaltou a importância do trabalho do GNCOC, que considera “fundamental para sistematizar e, sobretudo, procurar padronizar, em proporções nacionais, a atuação do MP no combate às organizações ilegais, sobretudo quando as suas teias estão consistentemente infiltradas no seio da administração pública”, disse.
Também estiveram presentes na abertura da reunião, o corregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Suvamy Vivekananda Meireles; o presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes; o coordenador do Gaeco, Marco Aurélio Cordeiro Rodrigues; e a diretora da Secretaria para Assuntos Institucionais, Fabíola Fernandes Faheína Ferreira.
Minuto de silêncio
Os participantes da reunião fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas do acidente aéreo ocorrido nessa quarta-feira, dia 13, em Santos, que vitimou o candidato à Presidência da República Eduardo Campos e o ex-deputado federal Pedro Valadares, marido da promotora de Justiça Simone Valadares, da comarca de Zé Doca.
Com informações do MPMA.
Fotos: Johelton Gomes (CCOM-MPMA)