Membros e servidores são premiados pelo MPRJ
Um dia após ter sido o vencedor da VIII Edição do Prêmio Innovare, na categoria Ministério Público, o Programa de Resolução Operacional de Homicídios para a Meta da Enasp (PROHOMEN), criado pelo Núcleo de Apuração Criminal (NAC) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), foi o ganhador do Prêmio Gestão de Excelência do MPRJ. A cerimônia realizada nesta sexta-feira (16/12) também homenageou, com o Prêmio Ideias Inovadoras, servidores que deram importantes contribuições para o aprimoramento de rotinas de trabalho. “As duas premiações visam a estimular as boas práticas e iniciativas de Membros e servidores. Os projetos são decorrentes de nosso planejamento estratégico e contaram com o apoio da Administração Superior, como outros, que, embora não premiados, são igualmente de grande valia”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes.
No auditório do MPRJ, diante de 400 convidados, os criadores do PROHOMEN, o Coordenador do Núcleo de Apuração Criminal, Procurador de Justiça Rogério Scantamburlo; a Coordenadora do 2º Centro de Apoio Operacional (CAOp) das Promotorias de Justiça Criminais, Promotora de Justiça Renata Bressan; e o Subcoordenador do NAC, Promotor de Justiça Pedro Borges Mourão, receberam o Prêmio Gestão de Excelência das mãos de Cláudio Lopes. Operado por meio de fluxos de informação com outros órgãos como a Polícia Civil, o PROHOMEN é um eficaz sistema criado para agilizar a finalização de inquéritos de matéria criminal que há anos aguardam solução. “É uma honra ter o trabalho reconhecido. Sabemos a importância social deste programa. Os prêmios nos estimulam a continuar trabalhando ainda mais em prol da sociedade”, ressaltou Scantamburlo.
“Com o PROHOMEN conseguimos criar uma cultura de integração entre autoridades. Ter o Ministério Público e a Polícia atuando juntos é o caminho de um trabalho mais eficaz e que nos possibilita entregar à sociedade um melhor serviço de Justiça”, destacou Pedro Borges. A Promotora de Justiça Renata Bressan ratificou as palavras do colega e acrescentou: “Estamos aqui para mudar uma realidade que não é satisfatória. A sociedade clama por mudanças. Eu costumo dizer que nós não somos funcionários públicos, somos agentes de transformação”.
O segundo lugar do Prêmio Gestão de Excelência foi para o Coordenador do 6º CAOp das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Consumidor, o Promotor de Justiça Sidney Rosa da Silva Junior, e para a Coordenadora do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE) de Instituições e Direitos Sociais e de Patrimônio Público e Consumidor, Carina Fernanda Gonçalves Flaks, pelo Projeto Fiscalização do Sistema Único de Assistência Social. Os Coordenadores de Meio Ambiente do 6º CAOp das Promotorias de Tutela Coletiva e do GATE, Promotores de Justiça Daniel Lima Ribeiro e Murilo Nunes de Bustamante, ficaram em terceiro lugar com o Projeto Rede Ambiente Participativo – RAP.
No Prêmio Ideias Inovadoras, a servidora Suely Aparecida Nardi foi a vencedora com a ideia Banco de Instrutores. “Este reconhecimento é muito importante. Vou ter a minha ideia implantada em 2012. E já penso em novas iniciativas”, disse Suely. Em segundo lugar, ficaram os servidores Elisa Nolasco das Neves Franco e Saulo Oliveira dos Santos com a ideia Roteiro de Monitoramento da Situação de Emergências e Desastres: Assessoria Técnica ao Membro do MP. Quatro servidores dividiram a terceira posição: Sônia de Mendonça Ribeiro (Ferramenta de Atualização Individual de Banco de Dados Cadastrais Pessoais e de Formação Acadêmica); Gerson Franco da Silva e Cláudia Amaral Miranda (Implementação de Formulário Para o Projeto em Nome do Pai, Via Portal do MPRJ); e Beatriz Proba Mauro (Banco de Dados e a Rotina Administrativa Para Acompanhamento de Pedidos de Ingresso no Provita/RJ).
Fonte: MPRJ