Skip links

Vanessa Wendhausen Cavallazzi é a nova procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina

A promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi tomou posse no cargo de procuradora-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em solenidade realizada na última sexta-feira, 11 de abril, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Ela será a primeira mulher na história da instituição a ocupar o cargo. Sua gestão ocorrerá durante o biênio 2025-2027.

A nova procuradora-geral de Justiça substitui o procurador de Justiça Fábio de Souza Trajano, que esteve à frente do MPSC nos últimos dois anos. Ela ressaltou que entre outras pautas, sua gestão priorizará a regionalização da atuação institucional; a aproximação com a sociedade; o aperfeiçoamento do combate às organizações criminosas; o combate à corrupção com novas tecnologias e a abertura de canais de diálogo para a troca de experiências profissionais e aproximação com os tribunais superiores.

“Quando eu subo a esse púlpito, eu não estou sozinha. Estão aqui comigo as mulheres e os homens do Ministério Público que ao longo desses últimos 36 anos têm dedicado suas vidas à missão de fazer a Constituição ser de verdade, estão aqui comigo a sociedade catarinense do qual somos o braço forte e todos os agentes públicos imbuídos do mesmo propósito. Somos muitos e muitas e, sobretudo, somos fortes”, ressaltou.

O presidente do Conselho Nacional dos Procuradores – Gerais (CNPG), procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur, compôs a mesa de honra da solenidade. Entre outras autoridades, também estavam presentes o governador do Estado de Santa Cararina, Jorginho Mello; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin; o ministro Rogério Schietti Machado Cruz, representando o Superior Tribunal de Justiça; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fernando Comin; o subprocurador -geral da República, José Bonifácio de Andrada; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina, Óliver Jander Costa Pereira e o presidente da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Alexandre Estefani.

Nosso site utiliza cookies para aprimorar a sua navegação