O Presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), PGJ do Pará César Mattar Jr. e os Procuradores-Gerais do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Georges Seigneur e de Roraima (MPRR), Fábio Stica, e os Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jaime de Cássio Miranda e Rodrigo Badaró, participaram na quarta-feira (26) à noite, da cerimônia de abertura do V Congresso do Ministério Público do Estado do Amazonas. O evento ocorreu no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, em Manaus, e reuniu centenas de participantes, dentre integrantes do Ministério Público brasileiro, autoridades do Estado do Amazonas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e público em geral.

O V Congresso é o ponto alto da programação alusiva aos 131 anos de existência do Ministério Público do Amazonas (MPAM). A cerimônia foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior e contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima.

Durante a cerimônia de abertura o Presidente do CNPG, César Mattar Jr., foi um dos agraciados com a Medalha alusiva aos 131 anos do MPAM.

“Uma atuação resolutiva também é o que a população espera do Ministério Público, mesmo às vezes sem entender tecnicamente nossas atribuições. Um Promotor presente, atento às necessidades da comunidade, que sai do seu gabinete e utiliza seu poder de articulação com demais órgãos a fim de solucionar eventuais conflitos, assumindo uma identidade proativa, promovendo a paz social, é o que a sociedade espera de nós”, disse o PGJ Alberto Nascimento Júnior, em seu discurso.

Em sua fala, o Presidente do CNPG, César Mattar Jr., destacou que a melhor maneira de homenagear um Estado ou cidade é saudar os integrantes que compõem os seus principais órgãos diretivos, seja do Judiciário, Legislativo ou Executivo. “São essas pessoas e instituições públicas que ajudam a construir a pujança e escrevem a história do Amazonas, um Estado de dimensões continentais”, frisou.

Mattar saudou e parabenizou o PGJ do Amazonas, Alberto Nascimento Junior, pela suas ações inovadoras que o fazem reconhecido como liderança no MP brasileiro. “Hoje tive oportunidade de visitar o Laboratório de Inovação, uma iniciativa que vai fomentar novas formas de atuação. Além disso, a realização deste V Congresso do MP do Amazonas, um resgate após 10 anos do último, também é uma iniciativa inovadora”, enfatizou.

E complementou o Presidente do CNPG: “sempre defendi que o Ministério Público deveria resgatar a sua missão constitucional, ou seja, de ser verdadeiramente um vetor para composição de litígios, para resolução de conflitos, com isso retornamos à origem do Ministério Público, mais próximo da sociedade, daqueles nos pagam, e cumprindo verdadeiramente a nossa missão, pois muitos precisam do Ministério Público, mas alguns precisam mais do que outros”.

Foram também agraciados com a medalha alusiva ao 131º aniversário do órgão ministerial amazonense: o governador Wilson Lima e o prefeito David Almeida, a presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM), deputado Roberto Cidade; e o maestro Marcelo de Jesus.



O evento encerrou com a realização de Palestra Magna Virtual ministrada pelo Corregedor Nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, com o tema “Desafios e perspectivas para atuação resolutiva do Ministério Público no contexto atual”.


Texto: Ascom MPPA, com informações da Ascom MPAM
Fotos: Ascom MPAM






Redes Sociais