O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz, participou na última quarta-feira (13), foi entrevistado para os programas da CBN Manaus e da rádio Amazonas FM.  Em ambos, o PGJ falou sobre a PEC 37, a Proposta de Emenda Constitucional que tenta limitar o poder de investigar do Ministério Público brasileiro.

Francisco Cruz destacou que a aprovação da PEC seria um duro golpe na democracia do Brasil. " Eu defendo que o MP deve continuar tendo a atribuição de investigar. Não duvido que essa proposta tenha sido criada para beneficiar poderosos grupos que atuam no crime organizado, por exemplo. A população tem que ser alertada sobre isso e é nosso dever fazer com que essas informações cheguem à sociedade, de maneira clara", afirmou.

O PGJ rebateu ainda as críticas de que o MP já acumula muitos poderes "O que nós queremos, também, é naquelas hipóteses, onde, pela qualidade do agente envolvido no crime, pela natureza da infração – normalmente os crimes cometidos pelas organizações criminosas (Orcrim), dificilmente a polícia tem como chegar."  Francisco cruz esclareceu que o MP não tem a intenção de tirar da polícia a função de investigar, mas defende que ele também deve dispor dessa prerrogativa. 

"O que nós queremos é uma polícia forte, preparada, que dê resultados para a sociedade, mas o Estado brasileiro não pode abrir mão de uma instituição como o MP, para também colaborar com as investigações. O exemplo mais recente e cristalino desse poder do MP é caso do ‘mensalão’. Será que a Polícia Federal (PF) teria chegado às entranhas do poder, como o MP chegou? ", questiona. 

 Clique aqui para ouvir a entrevista do PGJ na Amazonas FM

Fonte:

Texto - Imprensa CNPG, com Imprensa MPAM e CBN Manaus

Foto- MPAM






Redes Sociais