As Câmaras Municipais de Urussanga, de Santa Cecília e de Frei Rogério em Santa Catarina manifestaram, recentemente, repúdio à Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, conhecida como PEC da Impunidade. Outras onze Câmaras Municipais catarinenses também se declararam contra a PEC 37, que tramita no Congresso Nacional e pretende tirar o poder de investigação do Ministério Público Estadual e Federal, e de outras instituições como Receita Federal, Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Tribunal de Contas da União (TCU) e Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

No mês de abril, a Câmara Municipal de Frei Rogério aprovou a Moção de Apoio ao poder de investigação do Ministério Público. O documento afirma que, caso a PEC 37 seja aprovada, "as investigações contra o crime organizado, desvio de verbas, corrupção, abusos cometidos por agentes do Estado e violações de direitos humanos deixarão de acontecer". A Câmara Municipal de Frei Rogério entende que o Ministério Público atua em defesa da cidadania, de forma independente, como uma instituição necessária para combater o crime e a corrupção no Brasil.

A Câmara Municipal de Urussanga, por aprovação unânime do requerimento 14, manifestou-se contrária à aprovação da PEC 37. Os vereadores entendem que a PEC da Impunidade inviabiliza investigações contra o crime organizado. A Moção 018/2013, aprovada por unanimidade em Santa Cecília, requer a todo membro do Congresso Nacional que representa nosso Estado que vote contra a PEC 37. O documento compreende que "atualmente, a estrutura policial não é suficiente para a elucidação de todos os crimes que ocorrem, visto que o aparato policial, por depender do Ente Estatal a que está subordinado, está sujeito a todo tipo de limitação".

Por meio de Moções de Repúdio, as Câmaras Municipais de Blumenau, Florianópolis, Lauro Müller, Xanxerê, Modelo, Curitibanos, Timbó Grande, São Lourenço do Oeste, Joinville, Anchieta e Itapema já se posicionaram contra a aprovação da PEC 37. A Associação Catarinense de Imprensa (ACI), a Associação Corpo de Bombeiros Comunitários de Xanxerê e a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina também manifestaram apoio ao Ministério Público na campanha "Brasil Contra a Impunidade", posicionando-se contra a tramitação e aprovação da PEC 37.

 

 

 






Redes Sociais