A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Piauí, Zélia Saraiva Lima, foi nomeada para recondução ao cargo, para o biênio 2013/2015, pelo governador Wilson Martins na última sexta-feira (14). A votação foi realizada no mesmo dia, entre o período de 8h às 14h. O processo eleitoral definiu a lista tríplice com os nomes dos três candidatos mais votados ao cargo. Em seguida, foi enviada para o governador do Piauí, que atendeu ao desejo da instituição ao nomear o mais votado da lista.

A atual procuradora-geral, Zélia Saraiva Lima, foi a mais votada, obtendo 105 votos. De acordo com o relatório da comissão responsável pela apuração dos votos apresentados por Procuradores e Promotores de Justiça informou que 143 membros do MPPI compareceram, de um total de 148 possíveis votantes. Cada um deles poderia votar em um, dois ou três candidatos.

Além da atual PGJ, também fizeram parte da lista tríplice Elói Pereira de Sousa Júnior, que obteve 70 votos e Hugo de Sousa Cardoso, com 65. A eleição para procurador-geral no Piauí ainda teve um quarto candidato, Luís Francisco Ribeiro, que conseguiu 64 votos.

Zélia Saraiva Lima

Zélia Saraiva Lima exerceu o cargo de Procuradora-Geral de Justiça durante o biênio 2011-2013. Antes, trabalhou como Chefe de Gabinete do então Procurador-Geral de Justiça. É membro do Ministério Público desde 1984, somando 29 anos de carreira. Assessorou a Corregedoria-Geral do Ministério Público de 1999 a 2010. Foi a segunda mulher a assumir o cargo máximo da instituição, e a primeira eleita pela categoria.






Redes Sociais