Em meio a tantos protestos em todo o País, na noite desta segunda-feira (17), manifestantes invadiram a marquise do Congresso Nacional, em Brasília, motivados por indignação contra a corrupção, contra PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que tira poderes de investigação do Ministério Público e contra os gastos na Copa do Mundo.

"Com tanta coisa para fazer no país, foram gastar essa fortuna em estádios. É o fim do mundo. Aí eles ainda têm coragem de vir com esse papo de PEC 37 e acham que todo mundo aqui é palhaço. Acorda, Brasil", conclama Lucas Crexell, estudante, de 17 anos, um dos que subiram na laje do prédio do Legislativo federal. A PEC 37 restringe o poder de investigação dos integrantes do Ministério Público e deve ser votada pelo Congresso na semana que vem.

"Vi no Facebook que ia ter protesto e resolvi vir porque eu acho muito justo. O brasileiro está cansado e está na hora de levantar da cadeira e ir para a rua fazer a nossa parte", afirma Augusto Coelho, estudante, 20 anos. A grande maioria dos manifestantes é de jovens estudantes. Luís Mauricio Freitas, 18 anos, também estudante, diz que viu o protesto na TV, não perdeu tempo e correu para o Congresso. "Está certíssimo. Chegou a hora de protestar. Não aguentamos mais roubalheira e viver em um país de terceiro mundo."

Os protestos aconteceram em todo o País

Mais de 250 mil pessoas participaram de protestos em várias cidades de norte a sul do Brasil nesta segunda-feira (17). A onda de protestos, que nas últimas semanas tinha como foco principal a redução de tarifas do transporte coletivo, ganhou proporções maiores e passou a incluir gritos de descontentamento com várias causas diferentes, incluindo segurança, saúde, educação, infraestrutura, contra a corrupção, entre outros. 

Veja vídeo do Jornal Nacional, clicando aqui.

 

Com Uol






Redes Sociais