00reutardeMembros do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG) se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 4, em Brasília. O encontro foi realizado na Sede do MPDFT e contou com a participação dos procuradores-gerais, ou seus representantes, vindos de todo o Brasil. Também participaram da reunião a vice procuradora-geral da República Ela Wiecko e o conselheiro do CNMP, Jarbas Soares Júnior.

Na ocasião, o procurador-geral de Justiça do Estado de Sergipe, Orlando Rochadel Moreira, apresentou a proposta de alteração do estatuto e do organograma do colegiado. Após as deliberações pertinentes, o novo Estatuto, bem como seu novo organograma, foram votados e aprovados pelos membros presentes. O procurador-geral de Justiça do Estado de Sergipe expôs, ainda, relatório das ações realizadas pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos do CNPG.

A assessora para politicas internacionais do CNPG, procuradora de Justiça do Rio de Janeiro, Lilian Pinho, expôs questões para aprovação do colegiado. Entre outros temas, foi solicitada a autorização para que o CNPG estreite laços com agências internacionais, como a ONU. A procuradora destacou que, entre as vantagens de se trabalhar com tais agências, está a ligação com organismos de outros países e a possibilidade de especialização e aperfeiçoamento por membros do Ministério Público.

Durante o encontro, o presidente do Grupo de Prevenção e Combate à Violência no Estádios, José Antônio Baêta, apresentou relatório circunstanciado sobre as ações do Grupo. A atuação do Ministério Público na Copa do mundo também foi tema de debate pelos membros. Para o Conselheiro do CNMP, Jarbas Soares, deve haver uma articulação entre o MP e os organizadores do campeonato para construir as soluções necessárias. Os membros do CNPG manifestaram o interesse de participar de reuniões conjuntas com o CNMP para discutir o tema.






Redes Sociais