28.03.14 estadioO Grupo Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios divulgou relatório com informações sobre suas últimas atividades desenvolvidas. Entre as ações destacadas no documento, estão a realização de reuniões com o objetivo de estabelecer protocolos operacionais e medidas preventivas, como o monitoramento diário das mídias sociais. Também serão realizadas reuniões com forças de segurança, setor de inteligência, Polícia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Exército e a Agência Nacional de Inteligência (Abin), entre outros. O relatório destaca, ainda, que no mês de março deste ano será instalada uma comissão integrada pelo Ministério Público, forças de segurança e sociedade civil para o início dos trabalhos visando a Copa do Mundo de 2014.

No ano anterior, o Grupo realizou encontros com representantes do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) e advogados da FIFA para discutir, sob ponto de vista das questões observadas na Copa das Confederações, aspectos relevantes para a realização da Copa de 2014. As reclamações sobre a venda de ingressos e o alto custo de algumas exigências dos organizadores do evento foram alguns dos temas debatidos.

O Grupo foi criado após atuação do Ministério Público no diálogo entre integrantes da segurança e a sociedade civil durante as manifestações sociais que aconteceram no período da Copa das Confederações, em junho do ano passado. Após a percepção de que os vários ramos do Ministério Público devem estar integrados para garantir a segurança da população e o pleno exercício da cidadania em casos de crise, o grupo foi oficializado e hoje integra o quadro de trabalho do CNPG.






Redes Sociais