31.03.14 EuniceCNMPA presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, participou, nesta segunda-feira, dia 31, do lançamento da "Ação Nacional – Multiplicando Estratégias – Planejamento Estratégico Nacional 3ª fase", um evento do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que visa à divulgação da terceira fase de seu Planejamento Estratégico Nacional.

Elaborado com o objetivo de promover a unidade e a integração do Ministério Público brasileiro, o documento faz parte do Mapa Estratégico Nacional, que foi lançado em 2011 e "definiu o caminho a ser percorrido pelo Ministério Público brasileiro, para ser reconhecido pela sociedade como agente de transformação social e de preservação da ordem jurídica e da democracia", segundo informa o CNMP.

Durante o evento, o conselheiro Claudio Henrique Portela do Rego apresentou o mapeamento das ações a serem desenvolvidas por meio de projetos e processos. Segundo ele, os projetos deverão ter foco em resultados, com monitoramento, aplicação de indicadores e avaliação permanente.

Já o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou a necessidade de estimular ferramentas que permitem maior eficiência e transparência. "A sociedade brasileira quer saber o que fará o MP em questões que demandam respostas mais maduras... O CNMP assume sua condição de contribuir ao atuar de forma a convencer o MP a implantar essas ações", disse, referindo-se a mais de 400 projetos que constam no banco de dados do Conselho.

A presidente do CNPG, Eunice Carvalhido, explica que o CNPG tem papel importante nesse processo e agirá em sintonia com o CNMP. "O Ministério Público conta com a confiança da sociedade. Mas essa aproximação precisa ser mais efetiva. As ferramentas de trabalho estão aí, o mapa estratégico mostra o caminho a ser trilhado. Se cada um desempenhar o seu papel em sintonia com o que está planejado, o MP naturalmente será fortalecido, a sociedade será fortalecida", explica.

Também participaram da solenidade, na composição da mesa, os conselheiros Alexandre Berzosa Saliba e Alessandro Tramujas Assad. Procuradores-gerais de Justiça de diversos estados brasileiros acompanharam a apresentação.






Redes Sociais