O Programa Aprendiz do MPSC foi iniciado em abril de 2016 e agora, passados dois anos, quatro jovens da primeira turma celebraram a formatura em solenidade realizada na tarde de segunda-feira (2/4). O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, João Luiz de Carvalho Botega, destacou que esta primeira etapa do Programa mostra que é possível fazer a diferença. "Para os jovens, é possível sair de situações difíceis, estudar e se profissionalizar. Para as famílias, é possível acompanhar, apoiar e ver a transformação desses jovens. Para a Instituição, é possível auxiliar na evolução dos jovens, acolher esses adolescentes e aprender com eles", disse.

Pioneiro no Ministério Público brasileiro, o Aprendiz atende jovens de 14 a 18 anos que estejam em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida ou semiliberdade, em entidade de acolhimento institucional, em situação de vulnerabilidade ou que sejam oriundos de família com renda per capita inferior a dois salários mínimos. Atualmente, o Programa conta com 20 vagas. Além dos quatro que se formaram, cinco já estão no mercado de trabalho e os demais estão com contrato vigente e ainda não concluíram o tempo total do Programa.

No MPSC, os aprendizes firmam contrato de aprendizagem e recebem um salário-mínimo como remuneração. Nos dois anos, passam a trabalhar quatro dias por semana nos setores administrativos do MPSC e em um dia por semana participam, ainda, de um curso técnico no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), entidade selecionada por meio de licitação para o desenvolvimento do programa.

Denner Cassiano Vieira de Moura destacou as mudanças que o Programa trouxe para sua vida: "Tudo o que aprendi aqui vou levar para toda minha vida. Conheci pessoas, fiz amigos e quero agradecer a todos que me compreenderam e me ajudaram a me tornar uma pessoa melhor", falou, emocionado.

O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Cid Luiz Ribeiro Schmitz, encerrou a solenidade afirmando que o trabalho dignifica e gera oportunidades. "Depois de tudo o que vimos aqui, eu tenho mais cinco motivos para acreditar no sucesso deste Programa, que é exatamente a transformação da vida desses cinco formandos. Se, por acaso, conseguíssemos transformar a vida de apenas um adolescente, nós já nos daríamos por satisfeitos. Vocês precisam entender as oportunidades da vida e elas certamente virão com muito trabalho e educação, os quais certamente irão abrir as portas para que possam ter um futuro ainda melhor, fazendo o bem para vocês, para a família e para comunidade em que vivem", finalizou.






Redes Sociais