É com grande pesar que o Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) comunica o falecimento nesta data (09/03/2023) do Dr. José Maria da Silva Júnior, vice-coordenador da Comissão Permanente do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Patrimônio Cultural (COPEMA) e Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantins desde 2011.

Titular da 10ª Procuradoria de Justiça Cível, incansável idealizador e executor de projetos e iniciativas diversas na defesa do meio ambiente e da ordem urbanística durante décadas em que se dedicou ao labor no Ministério Público do Estado do Tocantins (desde 1992), recentemente, por alguns meses desempenhou com esmero o encargo de corregedor e cumulava, com a Procuradoria, a tarefa de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (CAOMA) e da Força Tarefa Ambiental daquele Ministério Público.

Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal de Tocantins desde 2005, foi um dos fundadores da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), instituição onde atuou ativamente em diversos cargos e participou de inúmeros projetos exitosos. Na gestão atual, figurava como 3º vice-presidente da entidade.

Apesar de tantas tarefas e cargos, comprometeu-se e desempenhou relevante papel à frente da vice-coordenação da COPEMA; sempre conciliador, solícito, respeitoso com as opiniões divergentes e,  acima de tudo, imbuído da missão de servir à causa.

Além da admiração e do agradecimento pelas expressivas contribuições para com o GNDH e a COPEMA, remanesce gratidão pelo ser humano que sempre foi.

O GNDH e a COPEMA, então, expressam seus sentimentos mais sinceros à família, aos colegas e aos amigos do grande profissional José Maria da Silva Júnior.

 

ROBERTO CARLOS BATISTA

Coordenador da Comissão Permanente do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Patrimônio Cultural (COPEMA)

Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios

 

LUCIANA ANDRADE

Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH)

Procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo

 

 






Redes Sociais