pgjcnpgO Procurador-Geral de Justiça de Sergipe e Presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos – GNDH Dr. Orlando Rochadel Moreira esteve em Brasília nos últimos dias 26 e 27 e participou da reunião do Conselho Nacional de Procuradores Gerais – CNPG. O evento, presidido pela Procuradora-Geral de Justiça do DF e Territórios e presidente do CNPG, Dra. Eunice Carvalhido, contou com a presença dos vice-presidentes regionais do referido Conselho.

Além de discutir ações que nortearão sua gestão na presidência do Conselho em 2013/2014, a Procuradora-Geral consultou os membros sobre a viabilidade de implementar o "Projeto CNPG Itinerante", com atuação direcionada ao atendimento de questões regionais. As iniciativas dos Grupos de Trabalho vinculados ao CNPG também foram discutidas na ocasião.

Durante a reunião do CNPG realizada em Sergipe, vários Procuradores Gerais conheceram o Projeto do MP Sergipano "MP Itinerante". Eles visitaram o "Ônibus da Cidadania" e puderam confirmar, de perto, a efetividade do Projeto.

Para lançar o Projeto, o MP de Sergipe pensou nos cidadãos que, por residirem em locais de difícil acesso do interior do Estado, desconheciam o papel do Ministério Público e, sendo assim, não podiam exercer os direitos que lhes são assegurados pela Constituição Federal.

"O MP Itinerante oportuniza às comunidades o atendimento direto por parte do Ministério Público", informou Dr. Orlando Rochadel. "Além de levar informação à sociedade, estimula a atuação efetiva do Ministério Público. O Projeto resgata, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição", enfatizou o PGJ sergipano.

Dra. Eunice Carvalhido pretende lançar o CNPG Itinerante que visa à realização de reuniões em diferentes estados, no intuito de gerar maior aproximação com os Ministérios Públicos. A sugestão da Procuradora-Geral recebeu apoio da maioria dos presentes.

Por Mônica Ribeiro
Assessora de Imprensa MP/SE






Redes Sociais